Há pessoas que se sentem ofendidas por qualquer coisa. Para dizer uma coisa a elas, temos que dar uma enorme volta, rodear, fazer um preâmbulo enorme antes
de falar. Se dissermos a elas que erraram em alguma coisa, parece o fim do mundo.
Saem batendo os pés, ficam dias sem nos falar, maquinando uma vingança.
Conheço homens e mulheres que se sentem ofendidos por banalidades. Já
participei de inúmeras reuniões em que diretores discutem como dizer uma coisa
verdadeira e necessária a um subordinado sem que ele se sinta ofendido. “Ele é uma
pessoa muito difícil. Sente-se ofendido por qualquer coisa e demora meses para
voltar ao normal”, me disse um diretor sobre seu gerente. “Minha secretária é ótima,
mas quando digo que ela errou, vira um bicho ofendido, sai pisando duro e fica até
malcriada”, me disse um presidente.
Quantas pessoas você conhece que se ofendem com exagerada facilidade?
São maridos e esposas; amigos e colegas de trabalho; chefes e subordinados para
quem temos enorme dificuldade em dizer alguma coisa sem melindrar, ofender.
O problema é que com o passar do tempo, as pessoas desistem de dizer a
verdade a esses ofendidos. Com esse comportamento, essas pessoas ofendidas
acabarão sendo vítimas de falsidade e mentiras, pois que ninguém mais arriscará
lhes dizer uma verdade com receio da reação que sempre tiveram ao serem
criticadas. Aceitar críticas sem se sentir ofendido é, pois, essencial para o sucesso.
Não será só pelos elogios que recebemos, que melhoraremos nossas atitudes e
comportamentos. Se você tem dificuldade em aceitar críticas sem se ofender, mude
antes que seja alvo de mentiras e falsidades.
Pense nisso!
Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D.
(22 a 28 de março de 2009)
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